Oração a São Basílio Magno

Terça-feira, dia 02 de Janeiro de 2018




Ó Soberano Senhor, Jesus Cristo, ó Deus nosso, Tu longânime para com nossos pecados, conduziste-nos até a hora presente, na qual pregado na Cruz vivificante, abriste a porta do paraíso ao ladrão agradecido e com a tua morte destruíste a morte; sê propício também a nós teus servos pecadores e indignos.

Temos pecado, temos cometido iniqüidades e não somos dignos de erguer nossos olhos e de olhar para a altura do Céu, porque abandonamos o caminho da tua Justiça e temos caminhado segundo a vontade do nosso coração.

Mas suplicamos a tua incomparável bondade, poupa-nos, Senhor, segundo a multidão das tuas misericórdias e salva-nos pelo teu Nome santo, porque se esvaíram na vaidade os nossos dias.

Arranca-nos da mão do inimigo, perdoa os nossos pecados, mortifica os nossos pensamentos e sentimentos carnais, de modo que, deposto o homem velho, nos revistamos do novo e vivamos por Ti, nosso Senhor e Protetor.

Assim, seguindo os teus mandamentos, possamos chegar ao eterno repouso, lá onde está a morada de todos os que se alegram; porque, na realidade, és Tu a verdadeira alegria e a exultação daqueles que te amam, ó Cristo nosso Deus.

A Ti nós damos glória juntamente ao teu Pai sem princípio e ao santíssimo, bom, vivificante, teu Espírito, agora e sempre e nos séculos dos séculos. Amém

S. Basílio Magno

Nasceu em Cesaréia, na Capadócia, no ano 330. Foi o autor dos primeiros escritos sobre o Espírito Santo e pioneiro na vida monástica no Oriente. Escreveu duas Regras que são seguidas até hoje pelos monges da Igreja do Oriente, conhecidos como basilianos.



Em 370 foi nomeado bispo de Cesaréia da Capadócia, num contexto de diversos cismas e ameaças à fé cristã. Mas foi firme e um grande defensor da Igreja e devido a isso tem o nome de Magno. Foi o criador de uma imensa obra a serviço dos pobres, fundando hospitais, asilos, casas de repouso, escolas de artesanato, etc.

One thought on “Oração a São Basílio Magno

  • 02/01/2018 em 12:51 pm
    Permalink

    Apague a vida do homem velho, e Renasça o homem novo.

Fechado para comentários.